Principais medidas de segurança durante armazenagem de grãos

Trabalhamos desde a base até a montagem de silos, secadores, base para silos, moegas e armazéns

Para preservar a segurança do trabalhador e evitar a ocorrência de tais acidentes, é de suma importância que, antes de se iniciar um trabalho com o armazenamento de grãos, sejam ponderadas todas as medidas de segurança.

Tais medidas são regulamentadas pela norma regulamentadora 33, a NR-33. Essa NR estabelece os requisitos mínimos para o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes no espaço confinado – caso dos silos de armazenamento de grãos – de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

A NR-33 tem como objetivo o atendimento dos assuntos relacionados à segurança nestes ambientes, tais como:

  • Responsabilidades dos trabalhadores;
  • Gestão de segurança e saúde dos trabalhadores em espaços confinados;
  • Situações de emergência e salvamento.

Para implementar um sistema ou programas de gestão de segurança é preciso, primeiramente, realizar um amplo levantamento sobre todas as condições deste ambiente de trabalho, assim como as ocorrências de acidentes no local.

Esse levantamento é realizado via Análise Preliminar de Risco (APR), que consiste na avaliação dos riscos potenciais, suas respectivas causas, consequências e medidas de controle, garantido toda a segurança dentro do espaço.

Com a APR em mãos é hora de colocar as medidas de segurança em prática. Entre as medidas de segurança mais comuns, pode-se ressaltar:

  • Armazéns construídos ao ar livre, desde que em terrenos bastante planos e compactados, arejados, limpos e bem drenados;
  • Promover a limpeza e manutenção do local com frequência;
  • Investimento em sistemas de prevenção e proteção, caso da ventilação exaustora do armazém;
  • Adoção de escadas e plataformas de acesso, devidamente sinalizadas;
  • Uso obrigatório de EPIs, como máscaras para evitar a inalação de gases, cintos de segurança para evitar quedas e protetores contra ruídos;
  • Utilizar aparelhos que indiquem o nível de gases voláteis suspensos no ar, reduzindo os riscos de explosão ou intoxicação.

Cabe ressaltar ainda a importância de instruir e capacitar toda a equipe de trabalho para que todos os trabalhadores saibam operar os equipamentos e prevenir acidentes, como também agir em todas as situações de risco.

Como vemos, muitas dessas medidas de segurança no armazenamento de grãos são de senso comum, mas quando colocadas em prática de forma eficaz e conjunta podem fazer uma grande diferença.